Mosca do Queijo

Nome Popular: Mosca do Queijo
Nome Científico: Piophilia casei
Animal perigoso: Sim
Animal que pode causar Doenças: Sim
Download dos Arquivos
Mosca do Queijo

Como ler uma caixa taxonómicaPiophilidae



Piophilia casei

Classificação científica

Reino:

Animalia

Filo:

Arthropoda

Classe:

Insecta

Ordem:

Diptera

Subordem:

Brachycera

Família:

Piophilidae

Sub-famílias

Neottiophilinae
Piophilinae

A mosca-do-queijo são insetos dípteros da família Piophilidae. O grupo é cosmopolita e as larvas saprófagas são vulgarmente conhecidas por saltão.
Possuem esse nome pois depositam suas larvas sobre certos queijos, sendo que a este fato se costuma atribuir casos de miíase humana. Um estranho exemplo de uso culinário desse tipo de mosca é a presença de suas larvas no processo de maturação do casu marzu, um queijo sardo.
Originário da região da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino, o queijo Casu marzu é o queijo mais nojento do mundo. A fermentação exagerada (que muitos consideram estado de decomposição) desse queijo é feita com a introdução deliberada da larva da mosca do queijo (Piophila casei), que passa a comê-lo.Os ácidos do aparelho digestivo da larva deixam a textura do queijo macia e cremosa.

Num casu marzu típico, podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um.


#h#


E ainda piora. O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas. Seu consumo pode causar miíase e infecções intestinais.Entre os sintomas estão náusea, vômitos, dores abdominais e diarréia hemorrágica. A larva da mosca é muito resistente ao ácido do estômago humano e pode chegar ao intestino viva causando lesões estomacais e problemas gastrointestinais.

O governo da Sardenha tornou sua comercialização ilegal por questões de saúde, aplicando multas pesadas aos infratores. Mesmo assim, o queijo pode ser encontrado no mercado negro pelo dobro do preço do queijo pecorino.