Pulgões | Eriosoma lanigerum

Nome Popular: Pulgão das Macieiras
Nome Científico: Eriosoma lanigerum
Animal perigoso: Não
Animal que pode causar Doenças: Não
Download dos Arquivos
Pulgões | Eriosoma lanigerum

Classificação Científica


Pulgão-lanígero-das-macieiras

Reino

Animalia

Filo

Arthropoda

Classe

Insecta

Ordem

Hemiptera

Subordem

Homoptera

Superfamília

Aphidoidea

Família

Aphididae

Género

Eriosoma

Espécie

Eriosoma lanigerum

O pulgão-lanígero-das-macieiras (ou da macieira), cujo nome científico é Eriosoma lanigera (entre outros nomes científicos registados) é um afídio que coloniza macieiras e marmeleiros, sendo facilmente reconhecível pelo aspectos felpudo e branco das suas colónias devido ao aspecto filamentoso do seu revestimento.
Diminuem a rentabilidade destas árvores, ao interferir na circulação de seiva, além de ocasionarem outros problemas secundários. A espécie, tal como se pode verificar pelos nomes científicos que lhe têm sido atribuídos, tanto é inserida por alguns taxonomistas na família Aphididae, como na família Pemphigidae.

As formas ápteras medem cerca de 2 mm de comprimento,com um corpo negro-púrpura escondido sob o seu revestimento filamentoso. As formas aladas têm corpo castanho e revestimento filamentoso menos denso. Os sinfúculos são muito reduzidos, assemelhando-se a meros poros.

A espécie é originária da América. No seu ambiente originário reproduz-se de forma sexuada num hospedeiro primário, o olmo americano (Ulmus americana), onde deixa os ovos durante o inverno. Na Europa, reproduzem-se somente partenogenicamente, passando o inverno sob a forma de ninfas nas anfractuosidades da casca e raízes dos seus hospedeiros.


O controlo biológico é possível, principalmente incentivando o desenvolvimento da espécie Aphelinus mali, que parasita este tipo de pulgão.